O mais recente relatório da Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR) revelou que os brasileiros subiram para o 3º lugar entre os estrangeiros que mais compram imóveis no estado da Flórida. O levantamento, que analisou transações residenciais internacionais fechadas entre agosto de 2022 e julho de 2023, mostra o crescente apetite dos brasileiros pelo mercado imobiliário na região, consolidando um movimento de alta que já havia sido observado em anos anteriores.
Em 2022, o Brasil ocupava o 4º lugar na lista de países que mais adquiriram propriedades na Flórida. A ascensão para o 3º lugar reflete a estratégia de diversas imobiliárias que focam especificamente no atendimento a esse público. Um exemplo é a Authentic Real Estate Team, liderada pelo brasileiro Tiago Ferreira, cuja clientela em 2023 foi composta por 90% de brasileiros em busca de imóveis na Flórida.
“O mercado imobiliário na Flórida sofreu oscilações após a pandemia, assim como em outros lugares do mundo. A recuperação econômica tem sido gradual, mas o nível de atividade global ainda não atingiu os patamares pré-pandêmicos. No entanto, vemos com otimismo o poder de compra dos brasileiros e seu interesse contínuo em investir nos Estados Unidos”, comenta Ferreira.
A Authentic Real Estate Team também se destacou ao quebrar recordes no mercado imobiliário americano em março de 2024. A venda de uma mansão em Orlando por 12 milhões de dólares tornou-se a maior transação da cidade na última década e a casa mais cara vendida nos últimos dois anos.
Brasileiros são os que mais gastam, atrás apenas dos canadenses
Além de serem grandes compradores, os brasileiros não economizam na hora de adquirir imóveis. De acordo com o relatório da NAR, os brasileiros desembolsaram mais de 1,451 bilhão de dólares em propriedades na Flórida, ficando atrás apenas dos canadenses. Considerando o valor médio pago por imóvel, os brasileiros, ao lado dos britânicos, lideram na aquisição das propriedades mais caras, com um ticket médio de cerca de 490 mil dólares.
Perfil do Comprador Brasileiro
Dados da Authentic Real Estate Team, que vendeu 120 imóveis para brasileiros em 2023, mostram que a maioria dos compradores são casais (67%), com idades entre 23 e 72 anos, e uma média de 48 anos. A finalidade do investimento também varia: 42% dos brasileiros compraram para alugar por temporada, 39% para aluguel a longo prazo, e 19% adquiriram o imóvel para uso próprio.
“A facilidade de investir nos Estados Unidos, aliada ao suporte de empresas especializadas que conhecem bem as necessidades dos brasileiros, faz com que esse público continue a buscar diversificação de patrimônio em imóveis de luxo na Flórida” comentou Ferreira.
Fonte: Authentic Real Estate Team, Terra