Parece que esta virando moda, pessoas quererem mudar de país com uma certa facilidade, quase como se muda de uma cidade para outra dentro do Brasil, mas as coisas não são tão fáceis e tão simples como a maioria das pessoas dizem que é, ou pensam que é.
Mudar de país tem antes de tudo uma barreira do idioma, para aquelas pessoas que não sabem ou não dominam a língua nativa do país escolhido. Não basta as paisagens e a beleza do local, é muito mais do que isso.
Outra coisa interessante são os hábitos e costumes de cada país e de cada local, pois quem muda de país precisa assimilar a cultura, os hábitos e muitas vezes a alimentação do país que escolheu para viver.
No caso do brasileiro que decide mudar para Portugal a adaptação é um pouco mais fácil por causa da lingua falada no país (mesmo que tenha um sotaque um pouco diferente, mas é totalmente entendível), agora quanto aos costumes, música e tradições locais, certamente demora um pouco mais de tempo para quem esta chegando.
Agora quando falamos de um país de uma lingua totalmente diferente como a nossa como por exemplo: Turquia, China, Japão e a pessoa que se muda para esses países não fala, nem entende o idioma, a adaptação é muito mais difícil e bem mais demorada.
Mudar de país requer uma minima imerção na cultura local para poder se adaptar de forma adequada, curtir as atrações locais, as músicas do país , as festas folclóricas, a tradição. Será impossível mudar para um país e querer viver assistindo as notícias do Brasil todos os dias e deixando de lado o que se passa ao seu redor no novo país. Aquela famosa frase: “saí do Brasil, mas o Brasil não saiu de mim”. Um fato que acontece com a maioria das pessoas que mudam de país e perdem um tempo enorme até se adaptar.
Um lado muito positivo para as pessoas que decidem viver em outro país é a utilização das midias sociais, as plataformas de comunicação e os aplicativos como: YouTube, WhatsApp, Telegram, Instagram, Facebook, etc. que facilitam a comunicação e matam as saudades com as videos conferências do dia a dia.
Para aquelas pessoas que tem um carinho e uma união familiar estável e sente flata de ficar com os seus familiares, mudar de país é bem complicado e muito difícil.
Jay Almeida
Ambassador of Commerce of Florida for All Latin America and Caribbean countries